segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Entrevista sobre a participação do coletivo EBioconstrução no Aho Festival


O Aho Festival que acontece no fim deste ano em Ilha Comprida é mais do que um festival de música, arte, ecologia e cultura alternativa, é também uma importante fusão de artistas e sincronia de realizações. Vários grupos trabalharão juntos para criar um espaço mágico, lúdico e confortável, Nena Alava que foi diretora artística e produtora do Boom Festival durante 10 anos, traz algumas estruturas, idéias e integra um dos times que vai ajudar criar essa realidade.


D. Paiva – Nena como você vê essa fusão de artistas?
Nena A. – Eu sinto que a humanidade está vivendo um momento onde o individualismo está em conflito, há uma urgência de mudança. Para muitos é fato que essa mudança já começou, e não basta dizer que somos todos um, é preciso viver e realizar essa nova forma de interação. Vivendo a experiência comunitária é que somos capazes de ativar a inteligência coletiva e tornar essa mudança real em nossas vidas cotidianas. O Aho Festival vai ser uma experiência linda!

D. Paiva - Você pode falar um pouco de algumas das estruturas que serão montadas no Aho Festival?


Nena A. – No Boom 2008 o arquiteto alemão Martin Pietsch, desenhou várias estruturas e entre elas uma sempre nos fazia recordar do Brasil, pois se chamava Anaconda.
A montagem em Portugal foi feita pelo cenógrafo e bioconstrutor Marco de Nardo (Lelo) e ele vai ser o responsável por ela também no Aho. Trata-se de uma estrutura simples, bonita e eficiente, que não só vai servir para sombra na orla, mas serve de exemplo de construção que todas as pessoas podem aprender e replicar.


D. Paiva – O que você quer dizer com aprender e replicar?
 Nena A. – Eu dou aula de construção de cúpulas geodésicas e outras estruturas baseadas em poliedros, acredito que o homem atual pode resgatar a arquitetura ancestral e evoluir aliando materiais e técnicas modernas à arquitetura vernacular.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Palestra gratuita: A Bioconstrução e a Cidade Sustentável

O Restaurante Goa Vegetariano convida você para o Café Criativo, dia 27 de novembro, das 20 às 22h. O anfitrião e arquiteto Gugu Costa ministra palestra sobre o tema A bioconstrução e a Cidade Sustentável, focando no potencial da sustentabilidade da bioconstrução na estratégia para resolução de abordagens como o impacto ambiental da construção civil, no déficit habitacional no Brasil e a saúde e qualidade de vida nas edificações.

No evento, Gugu Costa apresenta também suas experiências de co-criação social de arquitetura, além dos elementos de sustentabilidade de suas obras. Os interessados pelo tema ampliarão seus conhecimentos, além de adquiriremconstrução da casa própria, utilizando técnicas sistentáveis n'ao agressivas ao meio ambiente e de baixo custo. Um convite à reflex'ao sobre a Co-criação como processo de transição de uma cidade sustentável.

PROGRAMAÇÃO:

20h - Abertura - focalização do Tema A Bioconstrução e a Cidade Sustentável com Gugu Costa

20h40 - Coffe Break

21h - Co-criação

Somente com reservas antecipadas pelo email: eventos@goavegetariano.com.br ou pelo telefone:
11 3097.9536 - 3031.0680
Rua Cônego Eugênio Leite, 1152
Pinheiros - São Paulo - SP
CEP:05414-010