Páginas

Faça seu Domo


Aqui listamos um passo-a-passo para ajudar você nessa empreitada. Nós também organizamos cursos de finais de semana para aprender a calcular, produzir as peças e montar domes sem nenhum conhecimento técnico prévio e com ferramentas caseiras, é barato e divertido. Entre em contato para mais dicas e qualquer ajuda necessária.
O primeiro passo é definir qual o raio, a seguir temos de escolher a frequência e descobrir a medida das peças. Sugiro que você comece com 3 frequências (melhor razão custo-benefício).
A frequência de um domo é o número de divisões do triângulo de simetria (uma face de um icosaedro) do icosaedro. como na figura abaixo onde é possível ver o icosaedro e as subdivisões em 2, 3, 4...

Quanto mais alta for a frequência, maior vai ser o numero de peças, você terá mais tamanhos diferentes para lidar, o que dificulta a montagem e a fabricação, mas em compensação o dome vai ter uma aparência muito mais redonda e bonita. Idealmente para 3 frequências pode-se fazer domes de até 8m de diâmetro. Domes de 8 até 12m de diâmetro convém fazer com 4 frequências, e assim sucessivamente.  Existem inúmeros sites que fazem os cálculos automaticamente, uma opção bacana é visitar o site Desertdomes.com ou o DOMERAMA, clique em calculators” depois clique em “3V” Você vai entrar numa página que tem uma tabela onde pode preencher o item Spherical radius com a medida do raio do dome que vai construir e clique “enter.  A seguir você pode ver muitas informações e mais abaxo a quantidade e as medidas das peças que você precisa fabricar. Outro site bem interessante é o Simplydifferently.org que dá dados para fazer domos geodésicos e muitas outras estruturas. Para quem quer construir um domo de madeira recomendo o acidome.ru
Atente para um detalhe importante que não fica claro em nenhum site, essas medidas são exatas entre os furos, portanto se você vai usar tubo de ferro, alumínio, PVC e outros, vai ter de adicionar cerca de 3cm de cada lado para que o dome não fique menor do que o desejado.    
Outro detalhe importante é fazer furos com folga de pelo menos 2mm em relação aos parafusos para facilitar a montagem.   
Para um dome de até 8m você pode usar tubo de ferro de 1 1/4″ com parede de 1,2mm, se for usar PVC a medida ideal pode ser de 40mm, o melhor tubo de PVC é o marrom, ele resiste ao calor para poder amassar as pontas e furar e têm paredes mais grossas. Os tubos brancos de esgoto só podem ser aquecidos com soprador térmico, sendo mais frágeis e ideais apenas para estruturas cenográficas. Você vai precisar fabricar uma espécie de prensa para poder amassar as pontas dos tubos, que pode ser extremamente simples como dois pedaços de táboas com dobradiças. Use a criatividade!

Na hora de montar seu dome, se optar por fazê-lo de baixo para cima antes de mais nada marque a circunferência no chão, e a seguir distribua as peças da base (20 peças). Vá colocando no chão as peças verticais que vêm a seguir e as que fecharão o primeiro anel. Comece a juntar as peças seguindo uma ordem em espiral, não saia montando aleatoriamente nem pelos pentágonos, siga sempre uma espiral até fechar todos os anéis. aqui voce encontra um video que mostra a montagem mais rapida de cima para baixo: https://www.youtube.com/watch?v=KXnUhX8-ElQ

Com a prática percebemos que montar de baixo para cima demora mais, entretanto bastam 2 ou 3 pessoas. Montar de cima para baixo é mais rápido mas é necessário um grupo para ficar segurando a estrutura no ar para a equipe de montagem ir encaixando as peças até chegar na base.     
Compartilhe sua experiência para inspirar a fazer deste mundo "A FULLER PLACE"!



              
 

 

Faça sempre uma maquete antes de construir seu primeiro dome!





imprima este modelo de icosaedro (dome de 1 frequência) para ativar a informação!